segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para professores particulares de Inglês

Bom dia.
Tenho recebido muitos e-mails de professores particulares. Eu sou professor do Colégio Santo Amaro mas a aula lá corresponde a apenas 1 das minhas mais de 40 por semana ( agora em outubro e novembro, mais de 50 ). Todas as outras são particulares.
Um conselho que posso dar que aprendi com o tempo é o seguinte: não se apavorem com o verão, época em que perdemos muitos alunos. Talvez fazendo o que eu faço vocês possam amenizar o prejuízo.
Uma coisa é fato: muitas pessoas têm férias entre e Natal e o Carnaval e viajam, ou seja, param ( ou interrompem ) as aulas. Se o professor particular acha que vai ter o mesmo rendimento em janeiro e fevereiro que tem no resto do ano preciso dizer que é quase impossível.
Comecei a dar aulas em 2003 e estou desde 2005 quase que exclusivamente com aulas particulares. O verão de 2005 pra 2006 foi tenebroso. Comecei dezembro com 14 alunos (menos 30% do normal), estava com 8 em janeiro e com 2 em fevereiro ! Foi aí que repensei numa estratégia para 2007 que deu certo também em 2008.
O que passei a fazer foi o seguinte: no meio de outubro (exatamente onde estamos agora) passei a pedir aos meus alunos que me avisassem até o dia 1 de novembro, como seriam suas aulas até o fim de fevereiro. Ofereci o mês de fevereiro inteiramente gratuito para todos aqueles que se comprometessem a pagar normalmente os meses de dezembro e janeiro. O que aconteceu foi que consegui cerca de 80% do rendimento nestes dois meses e, mesmo com 0% de rendimento em fevereiro, deu para não entrar em desespero.

Comparando o que aconteceu em 2005/2006 com o que vem acontecendo desde então.
x = número de alunos

2005
Novembro = 20x
Dezembro = 14x
Janeiro = 8x
Fevereiro = 2x

Total = 44

2006 a 2008
Novembro = 20x
Dezembro = 16x
Janeiro = 16x
Fevereiro = 0

Total = 52

Dependendo do valor da aula que o professor combina com o aluno, esta estratégia pode resultar em um ganho ( ou em evitar uma perda ) entre 1000 e 2000 reais.

Espero que o tópico, assim como os tópicos de dicas e exercícios de Inglês, seja útil aos amigos.

Um ótimo dia a todos.

Um comentário:

Carlos Santos disse...

Gostei da dica teacher!!!!!!!