segunda-feira, 9 de novembro de 2009

E-mail enviado a um aluno

Um aluno meu, de nível intermediário de fala, escrita, compreensão e gramática em Inglês, viajou para quatro semanas de Intercâmbio na Inglaterra. Temos nos correspondido todo dia por e-mail e eu gostaria de reproduzir aqui uma de nossas mensagens (de mim para ele como resposta a uma que eu recebi) para ajudar alguns leitores com a mesma dúvida.

Oi Xyzxz.
A mensagem abaixo vai em Português pois quero te passar duas coisas importantes.
Em primeiro lugar, quero te agradecer por estar sempre escrevendo pra mim. O que você tem feito é o que eu queria que todos os alunos fizessem (inclusive você no período de aulas) e que raramente acontece. Se possível continue escrevendo. Esta atitude é a mais significativa no aprendizado de um aluno e como as pessoas quase nunca fazem, também quase nunca desenvolvem como poderiam.
Em segundo lugar: Seus textos têm vindo sempre com erros, alguns com menos, outros com mais, alguns com erros graves, outros com erros quase imperceptíveis. Isso tudo é normal, acontece mesmo e quanto mais você escrever (e eu te corrigir, se não te incomodar), menos você vai errar.
Um erro, entretanto, tem se repetido com muita frequência e eu acho que é um assunto que você não compreendeu bem.
Observe as perguntas:
What time is it ?
Where does your mother live ?
As perguntas acima estão perfeitas e são estruturas de perguntas MAS geralmente não podem aparecer duas vezes na mesma frase. É o assunto gramatical que chamamos de INDIRECT QUESTIONS
Ex: Sua pergunta: "Do you know where does she live?"
Quando já usamos o "Do you know", o resto vem com estrutura de afirmação. Ex: Pergunta correta começada com WHERE : " Where does she live ?. Agora a pergunta correta começada com Do you know: "Do you know where she lives ?", repare que a partir do where, deixamos a frase como se fosse afirmativa.
No outro caso: What time is it ? Ok ! Mas "Can you tell me what time it is "?

Ainda: Afirmação - Você tem escrito, de forma errada, algo do tipo " I don´t know where is the school". Este WHERE + IS é uma estrutura de pergunta e não pode ser usada nesta frase pois ela não é uma pergunta. A frase certa é " I don´t know where the school is."
O mesmo acontece em:
Pergunta : When can she come ?
Resp: I don´t know whe she can come.

Pergunta: Where has she been ?
Resp: I want to know where she has been.

Ok ? Me responde se sacou direitinho.
Grande abraço, meu amigão.

Nenhum comentário: