segunda-feira, 10 de maio de 2010

Relato de um bom aluno

Boa tarde a todos.
Já mencionei aqui algumas vezes que além de professor de escola sou também professor particular de Inglês.
Fora os meses de verão dou normalmente de 40 a 50 aulas particulares por semana. Tenho sempre de 15 a 20 alunos e acho todos eles sensacionais como pessoas. Considero todos grandes amigos e sei que são pessoas honestas e (muito)trabalhadoras.
Entretanto nem todos são bons alunos.
Mas minha concepção de bom aluno não é aquela pessoa que sabe tudo mas aquela que se esforça e vai sempre progredindo aos poucos.
Atualmente meu grande orgulho é meu aluno André Félix. Estuda bastante e já compreendeu que a fluência não cai do céu e que é necessário "ralar" muito.
Abaixo o e-mail que recebi dele este fim de semana.

Olá Fábio. O texto está longo pois tentei explicar o que faço em cada passo que adotei.

1)Listening: No início escolhi uma séria da TV americana para ser a minha predileta. O que gerou muito interesse em acompanhar cada capítulo e também entender o idioma falado. Vi com áudio e legendas em inglês.

2)Reading: Leio livros em inglês enviados para o meu e-mail. Eu escolho um livro no site "http://www.dailylit.com" . Nele existem 84 categorias tais como biografias, infantis e aventuras. Podemos escolher a periodicidade de envio das páginas. São elas: uma vez ao dia, somente finais de semana, somente dias úteis. E assim vou acompanhando um livro e melhorando o vocabulário.

3)Reading: Comprei recentemente um Pocket Book na livraria Saraiva. Ele é útil nos momentos mais chatos e ociosos que tenho: fila de banco, esperas no consultório médico, fila do supermercado, ou qualquer outro momento que posso aproveitar.
A missão é ao final do livro fazer um resumo dos personagens, fatos marcantes e a minha opinião sobre o mesmo. Tudo em inglês.

4)Speaking: Esse é o mais complicado pois é importante ter alguém para avaliar itens como pronúncia e formação das frases. O que faço é gravar minha voz lendo alguns textos disponibilizados no site http://www.listen-to-english.com e depois comparar com o arquivo MP3 que eles também disponibilizam. Há um site muito bom que lê o que você escreve: http://text-to-speech.imtranslator.net. E você tem a opção de velocidades na leitura em voz masculina ou feminina.

5)Written: Sempre que faço uma nova redação vejo na minha lista se os antigos erros persistem e faço os ajustes.

6)Reading: Sempre gostei muito de ler. Por isso tenho diversos livros:
"Como Entender o Inglês Falado", Benedict Davies - Vem com CD e é um ótimo passo para o listening.
"Como Não Aprender Inglês: Edição Definitiva", Michael A. Jacobs - Todo aprendiz tem falhas na formação e ele aborda de forma engraçada essas falhas e indica como corrigi-las.

7)Listening: "Tatics for listening" é o caminho. Ouvi os arquivos mp3 nos ônibus, trens, metrô, barca, ou seja, em qualquer lugar que tinha pouco espaço físico e ouvir algo seria a melhor opção para o aprendizado. Depois quando chegava em casa ouvia novamente o áudio e fazia os exercícios.

8) Listening: Ouço também algumas rádios da BBC em http://www.bbc.co.uk/radio/ . Existem vários canais que atendem todos os gostos. E semanalmente ouço o podcast “6 minute” no mesmo site.
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/general/sixminute/.



O que desejo demonstrar com essas afirmações é que não precisamos nos desligar de tudo e todos para poder estudar inglês. Não precisamos deixar esposa, filhos, esportes, amigos ou familiares de lado. Devemos sim otimizar o nosso dia-a-dia para melhor utilizar o tempo ocioso. E nunca desistir pois aprender um outro idioma não é tarefa fácil. Mas se formos esforçados teremos uma grande recompensa no futuro.


Atenciosamente,
André Félix

Um comentário:

bblind disse...

adorei este post!
[]'s