terça-feira, 30 de novembro de 2010

Estudo, dedicação e sucesso

Boa tarde a todos.
O objetivo principal deste blog é dar dicas de estudo para o aprendizado da língua inglesa. Há também muitos exercícios de vários níveis que abordam majoritariamente gramática e vocabulário.
Este espaço já existe há quase 2 anos e meio e neste tempo tenho tentado sempre ajudar as pessoas com envio de livros, esclarecimento de dúvidas e correção de exercícios e redações.
Neste tópico talvez quem esteja conhecendo o blog agora me ache ranzinza, chato e irredutível. Não sou assim mas estou agora bastante aborrecido ao ver que um problema que eu achava ser apenas uma fase já está acontecendo até em países do primeiro mundo.
O problema é a inacreditável ausência completa de estudo por um número muito grande de pessoas. Li hoje na conceituada revista PLANETA do mês de outubro de 2010, na página 34 a excelente reportagem de Luis Pellegrini: “Ser inteligente saiu de moda”.
Eu já tinha percebido mas não com estas palavras que me vieram à cabeça depois de ler a reportagem e identificar vários casos de pessoas que eu conheço: para muitos idiotas hoje, ser inteligente é “pagar mico”, estudar e se preparar corretamente para a vida é “brega” e quem faz isso é “otário” !
Tudo bem eu admito que quando era aluno da escola e jogava futebol 3 vezes por dia (mas estudava também), tinha certo preconceito com as garotas que só tiravam 10. Nunca estudei como deveria mas sempre estudei um pouco por dia e mais ainda para as provas. Passava rascunhos a limpo e fazia os deveres de casa.
Hoje muitos que não estudam acham que estão se divertindo com twitter, orkut e facebook. Eu preferia o contato humano com futebol, praia, bicicleta e cinema.
Mas a minha principal crítica (e implorando para que os adolescentes entendam e seus pais ajudem) é: se ninguém estuda (principalmente, se ninguém se esforça) muitas profissões úteis não existiriam, até muitas diversões não existiriam.
Pensem comigo:
Se bons engenheiros civis não tivessem estudado Cálculo à exaustão, não haveria os Shopping Centers.
Se bons atores e atrizes não tivessem estudado Teatro e não se matassem de decorar texto, não haveria boas novelas.
O mesmo com cantores. O mesmo com atletas. O que têm ou tiveram em comum Cesar Cielo, Muricy Ramalho, Gustavo Kuerten, Ayrton Senna, Michael Jordan, Bernardinho e outros ícones dos Esportes que tanto nos fascinam ? Muito trabalho. Muita dedicação.
Há exceções ? Claro, como tudo na vida. Mas ter sucesso sem esforço é como encontrar uma agulha no palheiro.
Vai querer ter sucesso no trabalho sem estudar ? Sem se dedicar ? Possível, mas muito improvável. O futuro de pessoas assim é trocar de emprego toda hora ganhando até uns 2 salários mínimos ou mofar num cargo de auxiliar administrativo numa empresa por 10 anos e ver várias oportunidades passar.

Duas observações antes de terminar este tópico:

Este foi o último tópico do ano no blog. Isto porque, em 2008 e 2009 o número de acessos diários que costuma variar entre 700 e 1100 caiu para menos de 100 nos meses de dezembro e janeiro. Continuarei ajudando a todos os que me enviarem e-mail ( fabiocsrocha@gmail.com ) e estarei enviando meus livros normalmente a quem quiser, com exceção do período entre 26 e 31 de dezembro em que estarei em um lugar onde internet não pega.

Quero deixar aqui minha admiração pelo professor Humberto Hugo do GPI que escreveu hoje na página 15 do caderno Megazine do jornal O Globo:
“Querido aluno, o século 21 é o da competência. Não haverá espaço para os incompetentes. É a seleção natural das espécies. Caia na real e entenda que a vida não é uma festa eterna. Escolha um caminho e percorra-o sem vacilar. Trace uma meta e persiga-a. Só assim o seu futuro será brilhante.”

Professor Humberto: Sou seu fã !

Grande abraço a todos e até fevereiro.

Nenhum comentário: