quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dúvidas de Leitores - 2

Prezado Professor Fábio,

Descobri seu blog apenas recentemente, e espero que o senhor se interesse em ler emails escritos em português.

Estudo inglês por conta própria, na esperança de um dia saber o suficiente para começar as aulas de conversação.

Em seu último post manifestou uma certa decepção com seu trabalho, se referindo aos exercícios que as pessoas não retornam resolvidos, mas saiba que nestes três dias que utilizo seu blog acabei com algumas de minhas dúvidas. Evidentemente tenho um milhão de outras e alguns tópicos talvez nunca venha a aprender totalmente.

O seu trabalho é realmente especial, generoso, meus sinceros parabéns.

Bem, vamos aos pedidos então. Não quero abusar de seu tempo e boa vontade, mas se puder me enviar TODOS os seus livros por email e a resolução das 40 EXPRESSÕES ERRADAS, ficarei muito, muito agradecida. Na verdade eu fiz aquele exercício, mas não sabia se devia enviá-lo.

O Senhor também comunicou que precisa de colaboração para continuar o blog, por intermédio do envio das dúvidas de seus leitores, pois bem, conte comigo, sempre.

Dúvida de hoje:

Eu tenho tentado me comunicar com pessoas de todo o mundo, participando de blogs americanos e ingleses sobre cinema e celebridades.

Situação: No começo deste ano, um famoso ator foi escolhido por um site como o homem mais bem vestido do ano passado.

Para contar a novidade nos blogs utilizei a seguinte frase:


Robert has been chosen as the best dressed man last year.

Quando escrevi a frase, só pensava que a votação havia ocorrido recentemente. Será que ela só estaria correta se eu tivesse escrito o adjunto adverbial recently? Agora já nem sei se minha frase faz algum sentido.

Talvez estivesse correto dizer simplesmente:

Robert was chosen as the best dressed man last year.

Pois é, Professor, I don´t know if I have ever learned the Present Perfect Tense.

Como disse, ficarei muito feliz de receber respostas às minhas solicitações e dúvida.

Pode publicar meu nome, Vera.

Agradeço muito sua atenção.

Um abraço.

Vera Cloretti





Oi VERA. Obrigado pela mensagem.
Os livros vão em anexo.

Gostaria de parabenizá-la por duas frases suas neste e-mail que mostram que você está no caminho certo.
1 - "Estudo inglês por conta própria, na esperança de um dia saber o suficiente para começar as aulas de conversação."

Na verdade estudar por conta própria não é o ideal mas você deve estar fazendo isso por um motivo importante. Parabéns por planejar as aulas de conversação. Mesmo sendo mais difícil, dá para aprender bem gramática, vocabulário e compreensão auditiva por conta própria mas fluência em conversação, só com aulas mesmo.

2 - "Eu tenho tentado me comunicar com pessoas de todo o mundo, participando de blogs americanos e ingleses sobre cinema e celebridades."
É isso aí. Inglês sendo aplicado de verdade. Sem a facilidade de ser mais fácil para estrangeiros. O real é assim mesmo. Sem facilidades.

Esclarecendo sua dúvida agora:
Você sabe que o simple past é usado com ações no passado com tempo determinado ou que temos certeza de que não vão mais se repetir. E o present perfect é usado com ações no passado que se prolongam para o futuro, algumas ações no passado sem tempo determinado, embora acabadas e aquelas que levam algumas palavras chave como lately, yet etc.

Sua frase:

Robert has been chosen as the best dressed man last year.

Esta frase pode ser representada de duas formas e ambas estarão certas, dependendo do que querem dizer.

a - Ele foi escolhido NO ANO PASSADO. Então trata-se de tempo determinado acabado e, portanto, simple past.
Fica: Robert was chosen as the best dressed man last year.
Agora, esquecendo o assunto "tempo verbal", a construção com o genitivo é mais atual e adequada.
Melhor assim: "Robert was chosen last year´s best dressed man".

b - Ele foi escolhido ESTE ANO (tempo em andamento e notícia dada recentemente). Na frase este será o principal ponto (a escolha - este ano). Por isso será present perfect e a frase estará correta.
Obs - Não precisa do adjetivo RECENTLY. Frases com ele sempre serão present perfect mas HÁ FRASES DE PRESENT PERFECT SEM ELE.


Eis o gabarito que você pediu.
Obs - Isso é uma coisa que não gosto muito de fazer. Prefiro quando a pessoa tenta resolver e me manda para correção. O motivo principal é de que às vezes, sem perceber, a pessoa "chuta" a resposta, acerta e aquela dúvida passa despercebida, ou seja, por ter acertado, aquela questão não fica clara.

Grupos de 3 linhas:
Primeira linha - Frase errada
Segunda - Certa
Terceira - Motivo

Nenhum comentário: